“Seja como for, tenhamos uma mente aberta, mas não tão aberta que nossos cérebros desistam.” (Richard Dawkins)
O trabalho acadêmico é estruturado e organizado em ideias. Tudo que está escrito fica ao redor da hipótese. Imagine a hipótese como o Sol e os Planetas como a introdução, objetivos, resultados, discussão e conclusão. A hipótese é usada para escrita científica quanto para escrita de um pedido para a uma bolsa de pesquisa. A hipótese tem que ser pontual e objetiva. Muitos consideram a hipótese uma interrogação, porém está incorreto. A hipótese de um trabalho é uma afirmação sobre um problema, que o pesquisador procura solucionar ou complementar outro trabalho publicado ou em andamento.
O que é uma hipótese?
Partindo do princípio que já temos o problema que despertou a curiosidade. A hipótese, de maneira geral, é uma afirmação sobre o problema a ser investigado, que o pesquisador irá validar ou negar ao longo do trabalho. É algo que afirmamos tendo como base a literatura cientifica. A hipótese embora simples de definir não pode extrapolar os limites e recursos que temos disponíveis para responde-la.
Como consigo elaborar uma hipótese?
Começaremos por um exemplo, digamos que você está pensando em trabalhar com o tema: Efeito do metal pesado em plantas de milho. A hipótese poderia ser: H1: O metal pesado “x” causa modificações morfo-anatômicas nas folhas e raízes de milho. H0: O metal pesado “x” não promove nenhum efeito nas características morfo-anatômicas nas folhas e raízes de milho. Portanto, tudo está relacionado com o seu tema. Vale destacar que o trabalho pode apresentar mais de uma hipótese.
Podemos utilizar o método: se “x” então “y”. Olhando os resultados parciais, por exemplo, nota-se que: H1: A presença do metal “x” causou efeitos na absorção de nutrientes em “y”. O segredo é reescrever várias vezes. Vale mencionar que a hipótese pode ser elaborada através dos seus conhecimentos prévios, resultados parciais, com base na literatura acadêmica, comparação, analogia.
Por que a hipótese é importante para meu trabalho de pesquisa?
A hipótese além de desenhar e estruturar melhor o trabalho acadêmico também possui função prática que é direcionar a pesquisa. Dessa forma, o seu trabalho não anda como um “carro desgovernado” e mantém uma direção. A hipótese facilita a vida do pesquisador por direcionar o caminho dentro do vasto horizonte de possibilidades.
Algumas dicas de experiência própria
(1°) Conheça a literatura acadêmica sobre o assunto que despertou o seu interesse;
(2°) Estabeleça relação com os objetivos;
(3°) Pense bastante sobre o tema. Avalie resultados, aplique um experimento pequeno para testar, pegue exemplos paralelos na literatura, seja curioso.
(4°) Direcione sua hipótese no que espera obter com o seu trabalho.
Sigam no Instagram: @jean.etal