O UNIVERSO BOTÂNICO DAS PLANTAS

As plantas ensinam que:

“Viver em ambientes inóspitas também traz suas vantagens, ou seja, nem sempre o pior lugar, de fato, será o pior lugar” (Livro: A vida secreta das árvores).

Quando interpreta-se isto, percebemos que toda dificuldade tem uma solução e podemos aprender muito ao entender sobre o universo da biologia vegetal. Elas também ensinam que: Devagar e sempre. De fato, a planta que vence todos os obstáculos e continua crescendo com saúde terá a próxima prova de paciência em, no máximo, 20 anos.

O “P” DE PLANTA É O “P” DE PRIMEIRO

 

O título é bem sugestivo, pois no mundo verde as plantas desempenham um papel extremamente importante no equilíbrio do meio ambiente. Você já imaginou como seria o mundo sem as plantas? Você sabe a importância desses organismos autotróficos para a vida na Terra? Imaginem a partir de uma pequena semente surge uma árvore grande que vive por décadas. 

Na cadeia alimentar as plantas assumem como o primeiro organismo. Elas são essenciais para nós. As plantas também proporcionam matéria-prima para produzir nossos imóveis e objetos no geral. Além disso, ela auxilia no controle térmico e no regime de chuva ligada na transpiração. As plantas também estão na produção de comésticos e possuem principios ativos como plantas medicinais que ajudam na cura de doenças ou efeito de melhora. Também atuam como repelentes de insetos que são considerados uma praga. 

As plantas servem como refúgio para outros animais, portanto, quando ocorre o desmatamento estamos acabando com a moradia de animais.

AS CARACTERÍSTICAS DAS PLANTAS

 

As plantas são todos os orgnanismos que estão dentro do Reino Plantae. Elas possuem células eucariontes com núclo delimitado, multicelulares e autotróficos, dessa forma, produzem o próprio alimento atráves da fotossíntese. As plantas possuem divisões como aquelas que possuem vasos condutores, Pteridofítas, Gimonospermas e Angiospermas e outras que não possuem vasos, Briófitas.  

As Briófitas são os musgos, geralmente são de pequeno porte e vivem em ambientes úmidos e o transporte de alimentos ocorre por difusão. As Pteridofítas, possuem vasos condutores, porém não possuem semente como samambaias. Elas possuem reprodução sexuada, troca de gametas, e assexuada, brotamento. As Gimonospermas, possuem sementes, porém não produzem frutos como pinheiro e araúcaria. A estrutura reprodutiva é o estróbilo. As Angiospermas, são plantas complexas e possuem semente, flores e fruto. São o grupo mais diversificado na natureza. A flor é a estrutura reprodutiva dessas plantas e o fruto é o resultado após a fecundação.

Embora as plantas sejam espécies importantíssimas o ser humano vem desmatando cada vez mais os biomas. No ano de 2023 até hoje tivemos reduções significativas, porém o Brasil ainda continua com índice muito alto de desmatamento (Imazon). Qual a razão?  a relação entre o “ECO” vs “EGO” (Sucata Digital).

Imaginem se cada planta desse sinal de “Wi-Fi” nos dias atuais plantaríamos uma árvore em cada pedaço de área. No entanto, ela só produz o oxigênio que respiramos. Por isso, interessei estudar o mundo complexo e secreto do mundo vegetal para entender como seres complexos e “parados” apresentam importância para a sociedade e um ambiente ecologicamente equilibrado.

Vale destacar, as PANCS. Você sabe o que é? São Plantas Alimentícias não convencionais e são plantas que aumentam o universo de criatividade dentro da cozinha e, as vezes, simplesmente arrancamos da nossa horta de casa sem saber a sua real importância (Ministério da Saúde).

 

TIRE O “D” DE DESMATE E USE O “P” DE PLANTIO

 

Portanto, para iniciar esse mundo verde das plantas repleto de mistérios e varias perguntas hoje destaco uma reflexão. Será que estou ajudando o planeta Terra? Será que estou plantando ou desmatando? Todos nós devemos nos ajudar para buscar um futuro melhor para as próximas gerações e parar de ficar só nas redes sociais. Por isso eu destaco no título: Planta o primeiro de tudo.

 

Sigam: @jean.etal

Leiam: https://deprosabroa.com/?p=71.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version