Quando começamos a ler um livro percebemos que em cada parágrafo existe uma pergunta e uma resposta e a grande parte das vezes são respostas simples para perguntas complexas. Por exemplo, no livro de educação financeira destaca: Como faz para ficar rico? Resposta: economizar. É simples, porém complexo. A nossa vida também é assim com perguntas complexas e respostas simples e sempre com duas alternativas: fazer o certo ou errado; sim ou não; ir ou não ir… A complexidade está quando ao invés de responder duas alternativas respondemos nem uma e nem a outra, ou seja, vamos sair? as vezes; não sei; acho que; vou ver… Pense a vida como uma fórmula matemática. A fórmula está pronta e devemos aplicar em uma questão. Fica difícil quando devemos achar os números certos para preencher cada lacuna da equação corretamente, porém eles estão lá e a gente acaba errando, pois se perde no meio da interpretação.
Então, a vida é complexa por causa da nossa INTERPRETAÇÃO de mundo. Tudo é questão de cenário. Todo mundo tem tempo, o que muda é o cenário que influência a nossa interpretação. Isso deixa uma vida simples, complexa. A busca pela perfeita interpretação vai ajudar na vida. Como melhorar nossa interpretação? Simples: seja direto e objetivo em tudo. Em minha vida coloquei um parâmetro. Tudo que eu disser não sei, talvez, as vezes… é não! Vamos sair? Talvez a … não! Vice-versa se eu chamo a outra pessoa: vamos no cinema? Ah, vou ver… para mim é não. O que acontece é que esperamos uma mudança de cenário que não acontecerá.
A interpretação melhora quando nós direcionamos para conclusões simples. A geração atual é movida por necessidades momentâneas que atrapalham a interpretação e no final acaba deixando em situações que não conseguem mais sair e também tornam-se uma geração sensível. De fato, hoje o mundo é movido pela psicologia de massa, isto é, imagem o carnaval em que apenas 10 pessoas gostam. Não ia ser famoso, todavia juntam 100 mil pessoas e essas pessoas acabam influenciando outras. Pense o poder dos influencers em alterar sua resposta. No final é questão de interpretação de cenário. E como melhorar? A interpretação de mundo só melhora quando buscamos conhecimento e abrimos a mente para informações novas. Por exemplo, se você soubesse que 10 reais dava para comprar uma ação e ter rendimentos provavelmente não gastaria 10 ou 100 reais em uma ou várias latas de cerveja. Mude o olhar e comece a refletir em pensamentos de longo prazo. Isso servirá para várias coisas como os relacionamentos e no trabalho.
RELACIONAMENTOS
Hoje os relacionamentos são superficiais e movidos a “seguidores” nas redes sociais. É fácil notar isso quando interpretamos a realidade que vivemos atualmente. Isso gera pessoas depressivas e aumento da solidão emocional. Também geram pessoas que reclamam demais. Hoje casamento está virando raridade. Pegue os dados da Pandemia. Quantos casais divorciaram-se, porque viviam em um relacionamento superficial. Hoje você pode estar com uma pessoa que não sabe nem qual sua cor favorita, prato de comida, qual time torce, melhor música… tudo virou questão de status e a ilusão da beleza momentânea. Acredite, o culpado é você e eu!
De fato, nós mesmos em grande parte buscamos isso. Estar com alguém pelo simples fato de status pelo desejo das outras pessoas e a consequência é o aumento de traição e divorcio. Hoje o casal não pensa em “nós” apenas no “eu”. Qual momento do mundo a 1° pessoa do plural tornou-se a 1° pessoa do singular? Será que foi as músicas que são movidas a cenas de sexo e letras que desprezam a mulher? Tudo é questão de interpretação de cenário... o que você quer passar para seu filho? Não empurre com a barriga algo que estamos vivenciando hoje. O mundo movimento por influenciadores que conseguem trocar o errado pelo certo e o certo pelo errado.
No mundo dos relacionamento, todo mundo erra, é fato! Porém, você não pode simplesmente deixar de lado. Volte a pensar como um “casal” o nós. Portanto, vivemos em uma geração de status onde casais que são opostos acabam ficando-se por seguidores, ou seja, odeio academia, porém fico com alguém Fitness. Vai dar certo? Avalie tudo antes de tomar a grande decisão: casamento, arrumar um filho. Interpretar pode salvar sua vida futuramente. Se você estiver com o pensamento: daqui a dez anos ele ou ela muda. Fuja disso e bola para frente. Fuja de relacionamentos que empurram com a barriga, pois uns casais complementam-se e não modifica o comportamento.
TRABALHO
No trabalho, a nossa interpretação de cenário deve ser ainda mais apurada, pois nem sempre a resposta que damos é aquela que realmente condiz. É errado? Não. O mundo do trabalho seria um mundo paralelo. A gente tem que separar o trabalho e a nossa vida em particular embora alguns casos estão correlacionados. A busca de nossa vida é ter um emprego que realmente gosto. Já parou para pensar que a maior parte da sua vida irá passar trabalhando? Imagine estar em um lugar que odeie.
Busque algo que goste e não sofra consequências psicológicas no futuro e a grande parte das pessoas estão ficando assim por causa de empregos que levam por causa do salário. Dica: busque alternativas. Essas alternativas são: estudar educação financeira, por exemplo, ou estudar para passar no concurso ou arrume outro emprego. A questão é: cuide da sua mente, pois o dinheiro é um papel e a sua saúde é única. O que adianta ser rico com problemas psicológicos. Seja esperto e valorize-se. Busque ser autônomo. Boas opções são no ramo de internet como as redes sociais, redator, aulas online. Você consegue e só você pode. Como destaco: avalie o cenário que está tudo é questão de interpretação.
SEJA O BURRO ENTRE OS INTELIGENTES, MAS NÃO SEJA O INTELIGENTE ENTRE OS BURROS
Você tem a capacidade de sair de qualquer problema que estiver encontrado, busque autoconhecimento e aumente sua interpretação de mundo. Pare e pense qual caminho vai seguir tanto no trabalho como no relacionamento.
Sigam-me no Instagram: @jean.etal